quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sub-Redes sem Complicação

Todos que trabalham ou estudam redes, uma hora ou outra necessita fazer alguma Sub-Rede, e para isso é necessário fazer uma série de contas para isso, mostro aqui um aplicativo gratuito que faz todo o processo de forma simples.
subzero1.jpg

O software chama-se TechExams.net – IP Subnet Calculator e permite:

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Diferenças entre par trançado Cat5e e Cat6

Veja a diferença entre os pares trançados Cat5e e Cat6, o que cada um suporta, como funciona, o que é necessário para seu funcionamento.


O Cat5e suporta até 1gbps de transmissão de dados, cada um de seus pares trançados podem trabalhar no máximo em transmissão e recepção de até 250mbps, caso trabalhem na condição de Tx/Rx e seus receptores suportem a mesma condição. O Cat5e trabalha geralmente na taxa de 100mbps. Uma de suas melhores características é a maleabilidade que este cabo possui, facilitando a instalação, é um bom cabo em relação custo x benefício devido ao seu custo ser relativamente baixo.


O Cat6 trabalha com a taxa de 1gbps onde dois de seus pares trabalham como receptores (Rx) e outros dois pares trabalham com transmissores (Tx), cada par trançado do Cat6 tem capacidade de taxa de 500mbps, ou seja, 500mbps x 2 para recepção e 500mbps x 2 para transmissão. O Cat6 requer eletrônica simples para cada receptor em cada extremidade, ele possui um conduíte interno (como você pode ver na imagem ao lado) o que tira um pouco sua maleabilidade, é um cabo com maior diâmetro assim dificultando instalações quando muitos cabos são utilizados.

Suporte a Gigabit Ethernet:
Como acima descrito, ambos possuem suporte a gigabit, mas é o par trançado CAT6 que tem como principal característica o funcionamento nesta taxa de transmissão e recepção. Para o funcionamento a nível Gigabit o Cat5e requer cancelamento complexo de echo e NEXT para todos os quatro receptores em cada extremidade, ou seja, para que funcione corretamente em gigabit.

Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/836/diferencas_entre_par_trancado_cat5e_e_cat6

Certificação Digital - Conceito e Aplicações

Atualmente todos nós buscamos praticidade e principalmente segurança em nosso dia-a-dia, os processos que lidamos em nosso cotidiano estão passando por uma fase de transformação, onde a agilidade e confiabilidade fazem parte dos negócios.

Identidade Digital
Uma dessas transformações é a possibilidade de identificar as pessoas através do uso da Identidade Digital, esta, é uma credencial eletrônica segura e confiável, que pode ser utilizada para acesso a serviços digitais do governo, bancos e diversas outras aplicações de mercado.Está contida em um certificado digital, que é uma técnica fundamental na sociedade da informação para dar mais segurança, ao comércio eletrônico, transações de governo eletrônico e a privacidade dos cidadãos. Um certificado digital é capaz de prover autenticação, assinatura eletrônica, “cifras” entre outros recursos.
ICP-Brasil
O Brasil utiliza atualmente o padrão ICP-Brasil que significa Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira, onde estão especificadas as políticas de certificados, normas técnicas e operacionais a serem utilizadas. O ITI Instituto Nacional de Tecnologia da Informação é uma autarquia federal, vinculado diretamente a Casa Civil tendo entre suas missões cuidar e manter a ICP-Brasil.
Autoridade de Certificação e Validade Jurídica
Assim como um RG é expedido pela Secretaria de Segurança Pública, um Certificado Digital é expedido através da Autoridade de Certificação. Essa AC é responsável pela emissão, controle e revogação dos seus certificados emitidos.
Abaixo da hierarquia da Autoridade Certificadora encontramos a AR, Autoridade de Registro, que é responsável pela validação presencial e requisição dos certificados.

sábado, 10 de setembro de 2011

Aumentando a taxa de transferência do pendrive no Windows Seven e 2008 R2

Correção liberada pela Microsoft elimina limitações do Windows 7 que desaceleravam o envio de dados para dispositivos USB.

A Microsoft liberou no dia (12 de agosto) uma atualização para o Windows 7 e Windows Server 2008 R2 que aumenta a velocidade de transferência de dados em dispositivos USB. Devido a restrições dos próprios produtos da Microsoft, a velocidade com que os dados eram enviados sofriam diversas restrições quando comparados a outros sistemas operacionais.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Rodar o Android em um PC comum, agora é possível!


Como instalar e rodar o Google Android no PC
Agora é possível rodar o sistema operacional para smartphones do Google em um PC comum! Desenvolvedores e curiosos em geral interessados em conhecer o Android, mas que não tem dinheiro para investir em um dos diversos aparelhos que já estão atualmente no mercado equipados com o sistema, agora tem uma opção para rodar o Android em um PC comum!
Originalmente o Android foi um sistema operacional criado pela Google para os sistemas móveis (celulares, smartphones, etc) que roda sobre o núcleo do Linux. Desenvolvedores que sabem programar em Java, podem desenvolver diversos aplicativos para o sistema, usando as bibliotecas desenvolvidas pela Google.

Wi-Fi fraco? Antena promete melhorar sua conexão!


Observe as imagens acima e responda: qual opção você prefere para melhorar o sinal de internet sem fio em sua casa? Enquanto os modelos da direita são gambiarras caseiras, o da esquerda é uma antena projetada especialmente para turbinar o sinal do Wi-Fi.

A antena pode não ter o visual mais atraente, mas promete melhorar a "velocidade e o desempenho" do sinal de internet. Ela é compatível com roteadores de 2.4GHz nos padrões 802.11b, g, e n, e substitui as antenas tradicionais desses aparelhos. Não é necessário fazer nenhuma configuração - basta conectar o acessório e torcer para que ele melhore as coisas.

É claro que a antena, e mesmo as alternativas caseiras, não vão fazer milagres pela sua conexão, mas eles podem diminuir as perdas em ambientes com muitos obstáculos ou muita distância entre o roteador e seu computador.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pendrive com capacidade para 2TB em breve será realidade!

Dispositivo Flash terá nova tecnologia para ficar mais fino e garantir vantagens do USB 3.0.

A Transcend e o governo de Taiwan estão desenvolvendo um pendrive que terá capacidade de armazenamento de 2TB (2000GB). Para que isso fosse possível, a companhia precisou desenvolver uma nova tecnologia.

A técnica torna os espaços de armazenamento ainda mais compactos e finos. Mas, para funcionarem, é necessário o utilizar o USB 3.0, que traz muito mais velocidade ao transferir de dados.

Segundo o blog Forum PCs, o preço e a data de lançamento ainda são desconhecidos. Veja abaixo um vídeo demonstrativo do produto:


Dez Curiosidades sobre a internet

 
1 - A internet foi inventada pelos norte-americanos por medida de segurança. Eles temiam que um dia, com um bombardeio, importantes informações fossem perdidas e a internet era uma maneira de descentralizá-las.
2 - A primeira novela brasileira a mencionar a internet no seu enredo foi Explode Coração, de 1995 pela Rede Globo e escrita pela autora Gloria Perez. Até então, poucas pessoas sabiam do que se tratava este meio que hoje é tão importante!
3 - Os vídeos na internet revolucionaram a forma de se fazer televisão, cinema ou qualquer outra produção audiovisual. Antes deles, os filmes e trechos eram vistos apenas com algum suporte físico que limitava a exibição. Hoje, é livre.
4 - O primeiro compartilhador de arquivos P2P foi o Napster, em 1999, que difundiu o formato de Áudio MP3. O programa fechou as portas em 2001, não resistindo aos vários processos recebidos. Hoje, o Napster voltou, mas agora vende músicas legalizadas.
5 - As imagens encontradas nos serviços Google Earth e Google Maps são tiradas por satélites terceirizados e apenas compradas pela Google.
6 - Estima-se que o Google processe duas bilhões de pesquisas por dia, além dos acessos aos outros sites do Complexo Google, como o YouTube, Gmail e Orkut.
7 - O termo spam é originário de uma carne de baixa qualidade vendida nos EUA. Nos anos 70, ela foi a protagonista de uma sátira na TV, onde um restaurante servia todos os pratos com a carne spam, mesmo contra a vontade dos fregueses.
8 - Se você recebesse 1 real por cada artigo publicado na Wikipédia, você estaria ganhando R$ 156,23 por hora.
9 - Se o Facebook fosse um país, seria considerado o 4º maior do mundo;
10 - Para atingir uma audiência de 50 milhões de pessoas, o rádio levou 38 anos, a TV 13 anos e a internet 4 anos.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conexões via fibra ótica podem ficar 10 mil vezes mais rápidas


Ao criar uma rede com fibras óticas, é necessário encontrar a maneira mais eficiente de conectar telefones e computadores que estão localizados em lugares diferentes. No geral, esse tipo de planejamento costuma ser caro e consumir muito tempo. Porém, com o modelo matemático apresentado pelo Dr. George Rouska, professor de Ciências da Computação na Universidade do Estado da Carolina do Norte, essa tarefa ficará muito mais ágil.
Ao usar uma rede dessas, o usuário envia e recebe sinais em forma de ondas de luz pelos cabos de fibra ótica. Esses dados trafegam por estruturas em forma de anéis que cobrem a região onde a rede está sendo instalada e, dessa forma, chegam ao destino. Assim, para atender com eficiência aos usuários da rede, engenheiros precisam determinar qual é a melhor rota entre dois pontos, assim como o comprimento de onda ideal para transmitir as informações.
Porém, encontrar essa rota ideal não é fácil. Muitas vezes esse trabalho pode levar dias, mesmo em redes consideradas pequenas. E, como se não bastasse, as conexões entre esses anéis são reorganizadas constantemente, para atender melhor às necessidades dos clientes.

Como funciona o novo modelo:

Reorganizar a estrutura de redes pode ser um processo caro
O novo modelo proposto pelo Dr. Rouska acelera o tempo de conclusão dessa tarefa de maneira drástica. Ao traçar um grafo de todos os caminhos de um anel, são identificados os pontos em que essas rotas se sobrepõem de alguma forma. Depois, esse grafo é dividido em pedaços menores, com rotas que não se sobrepõem sobre outras.
Assim, os dados que trafegam por elas podem usar o mesmo comprimento de onda, ao contrário das rotas sobrepostas. Ao fazer essa divisão, o algoritmo pode encontrar qual é o melhor caminho e o comprimento de onda mais otimizado para a transmissão dos dados.
Isso diminuirá significantemente a reestruturação de redes em anel, além de possibilitar que a estrutura seja construída com menos equipamentos e, consequentemente, de maneira mais barata


Fonte: http://www.tecmundo.com.br/11135-conexoes-via-fibra-otica-podem-ficar-10-mil-vezes-mais-rapidas.htm#ixzz1XAsXMMWk

domingo, 4 de setembro de 2011

Linux - 20º Aniversário - Legendado

Para quem não sabe o "S.O" Linux esta completando 20 anos de existência no ano de 2011, segue um vídeo produzido pela Linux Foundation. 


* Você pode habilitar a legenda no botão CC do vídeo

Vídeo com a história do Linux feito por ocasião do 20º aniversário em 2011. Legendado em Português.

Expandindo a rede Wi-Fi com "WDS"

Embora alguns roteadores e pontos de acesso também ofereçam a função de repetidor universal, atuando como clientes de outro aparelho e suportando a conexão com aparelhos de diversos fabricantes, assim como no caso do DD-WRT, a maioria oferece estas funções na forma de uma implementação do WDS (Wireless Distribution System).

O WDS é um sistema de comunicação ponto a ponto que permite aos APs compartilharem informações de controle e transmitirem os dados de um nó ao outro. Além de precisarem ser configurados com as mesmas chaves de encriptação, você precisa configurar os APs envolvidos para transmitirem os dados de um para o outro, criando uma rede de relacionamentos entre eles a partir dos endereços MAC. Também é necessário que todos sejam configurados para operarem dentro do mesmo canal, sendo recomendado o uso do canal 1, 6 ou 11, que são os três canais que não se sobrepõe. Muitas implementações do WPS só funcionam caso seja usado um destes três canais.

sábado, 3 de setembro de 2011

 

Guia de Referências do Linux

A

  • adduser - cria um novo usuário.
  • alias - permite nomear um conjunto de comandos, a ser executado pelo sistema, por um único nome.
  • apropos - informa quais os comandos do Linux possuem, em sua definição, uma determinada expressão.
  • ar - inclui/atualiza/extrai/deleta arquivos de/em um repositório de arquivos.
  • at - agenda tarefas a serem executadas pelo sistema.
  • atq - lista as tarefas agendadas com o comando at.
  • atrm - remove tarefas agendadas.
  • awk - linguagem de processamento e procura de padrões.

B

  • bg - faz um programa, que está executando em primeiro plano, passar a executar em segundo plano.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Entendendo os limites no endereçamento da memória

Assim como no caso dos HDs, existiram diversos limites com relação ao endereçamento da memória RAM durante a história dos micros PCs, causados por limitações do sistema operacional, limitações do chipset e limitações dos processadores. Mesmo os processadores e sistemas operacionais de 64 bits possuem limites com relação à quantidade máxima de memória que pode ser endereçada, embora muito mais elevados. As versões originais do Athlon 64 são capazes de endereçar até 1 terabyte de memória RAM (independentemente da placa-mãe usada) e este limite pode ser expandido no futuro. O grande problema são os processadores e os sistemas operacionais de 32 bits.

Tudo começou com o limite de 640 KB de memória do processador 8088, usado nos primeiros PCs. Na verdade, o 8088 utilizava um total de 20 bits para o endereçamento da memória, divididos em 16 bits "nativos", que permitiam endereçar páginas de 64 KB e mais 4 bits adicionais, que permitiam endereçar 16 páginas, totalizando 1 MB.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Como funcionam os cookies da Internet?

Os cookies da Internet começaram a receber atenção da mídia por volta do ano 2000, devido às preocupações com a privacidade na Internet. 
Os cookies são informações guardadas no computador no momento em que o usuário se autentica. Eles garantem a segurança do usuário e a segurança do sistema. Nesse artigo, examinaremos a tecnologia básica por trás dos cookies e também vamos saber o que eles possibilitam.

Os fundamentos do cookie:

Há algum tempo, li uma matéria detalhada sobre privacidade na Internet em um grande e respeitado jornal, e a matéria continha uma definição de cookies. Parafraseando-a, a definição era a seguinte:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...