sábado, 5 de novembro de 2011

Humanos wireless vão virar antenas móveis de celular e internet

Humanos wireless vão virar antenas móveis de celular e internet
Comunicações centradas no corpo
Em um futuro não muito distante, cada pessoa poderá se transformar em um repetidor de sinais, funcionando como um ponto de acesso móvel para a internet ou para a transmissão dos sinais de telefonia celular.
Segundo pesquisadores da Universidade de Belfast, no Reino Unido, para que os "humanos wireless" tornem-se uma realidade, basta que cada um leve consigo um sensor especial - como humanos já não usam fios para se plugar, o conceito se refere a usar os humanos como suporte às redes sem fios.
A disseminação dos sensores pela cidade permitirá a criação de uma nova infraestrutura de banda ultra larga móvel, reduzindo a necessidade da instalação das estações base de telefonia móvel e criando pontos de acesso à internet em virtualmente toda a cidade, bastando que haja um número suficiente de pessoas nas imediações.

O Futuro da Internet

O Futuro da Internet
Marcos Filippetti

As redes de computadores têm crescido muito, em tamanho e em complexidade. Há duas décadas, o acesso à qualquer tipo de rede de dados era restrita a um grupo de pessoas, composto por cientistas, pesquisadores, tecnólogos e militares. Hoje, redes de computadores tornaram-se parte essencial de nossa infra-estrutura. A velocidade de crescimento da Internet talvez seja um dos mais interessantes fenômenos nesta área. Dentre os fatores que contribuíram para tal crescimento, destaca-se o protocolo de comunicação arquitetado por Robert E. Kahn e sua equipe, o Internet Protocol ou, simplesmente, "IP".
O protocolo IP funciona de modo análogo ao sistema postal. Ele permite o endereçamento e o envio de um pacote, não estabelecendo, porém, uma ligação direta entre o remetente e o destinatário. Para que essa ligação seja estabelecida, o protocolo IP deve agir em conjunto com um protocolo de camada superior, como o TCP (Transmission Control Protocol). Daí o termo TCP/IP.
A atual versão do protocolo IP (versão 4) tem sido extremamente bem-sucedida. A sua utilização possibilitou à Internet lidar com redes de dados heterogêneas, com o constante avanço tecnológico dos equipamentos, e com a alta escalabilidade.

Tecnologo em Rede de Computadores

Tecnológico

O tecnólogo que atua nessa área auxilia no projeto e na construção de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada. Faz também sua manutenção preventiva e corretiva. Conecta circuitos eletrônicos, placas de som e áudio e o computador com seus periféricos, como teclado, mouse, impressoras, telas de monitores e scanners. É parte de suas funções, ainda, participar do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes de computadores, decidindo pelo tipo e pelo número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento. Também gerencia, controla e projeta a segurança das redes de computadores nas empresas. Além de saber tudo sobre hardware, esse tecnólogo deve acumular conhecimentos em circuitos elétricos, voltagem, amperagem e, particularmente, em softwares. Só assim ele consegue combinar a estrutura física com as funções e a rotina da máquina, de modo que tudo funcione perfeitamente. Após o curso, o estudante será capaz de controlar os níveis de acesso aos serviços dos sistemas operacionais, realizar análises de riscos, administrar sistemas de informações, projetar e gerenciar a segurança das redes de computadores, efetuar auditorias, planos de contingência e recuperação.


O mercado de trabalho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...