Já pensou se existisse uma tecnologia que tornasse seu televisor compatível com fotos e vídeos enviados do celular, sem precisar de fios e configurações extras? E que, além disso, o pen drive inserido no Blu-ray fizesse o caminho contrário, mandando músicas para o smartphone? Pois essa tecnologia existe e vai além do que citamos aqui: ela se chama Digital Living Network Alliance (DLNA), um padrão desenvolvido para tornar possível a conectividade entre eletrônicos em rede.
Tudo que você precisa é ter dispositivos certificados pela DLNA, além de uma rede doméstica com ou sem fios – o DLNA usa essa rede para a troca de informações. A lista do que pode ser feito com essa tecnologia é bem interessante:
- Encontrar e reproduzir filmes. Os vídeos armazenados em um servidor NAS (que funciona como um servidor empresarial, mas que em redes domésticas serve para armazenar arquivos que podem ser acessados por qualquer dispositivo ligado à rede) vão direto para a TV da sala.
- Enviar e exibir fotos. Uma câmera fotográfica com DLNA habilitado envia fotos para o aparelho de TV, que exibe as imagens.
- Encontrar, exibir e enviar músicas. Assim como é feito com os filmes, as músicas também podem ser reproduzidas à distância. Por exemplo: o smartphone encontra as músicas no computador e enviar para o home theater da sala.
- Enviar fotos para arquivo. As fotos da câmera fotográfica são enviadas diretamente para o servidor NAS para backup.
- Imprimir fotos. Através da rede Wi-Fi, suas fotos são enviadas direto da câmera para a impressora, sem intermediários.
Fonte: http://www.universosmart.com.br/tecnologia/o-que-e-dlna-3.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário